60 Professores Autores de REA Original
“Os REA representam novas concepções de produção de material didático, sem as limitações do copyright e tendo os professores como autores” (MAZZARDO, 2018, p. 39)
Partindo do pressuposto que ensinar é criar possibilidades para a produção de conhecimento (FREIRE, 1999), os materiais didáticos são relevantes no processo ensino-aprendizagem, pois contribuem para a aquisição de conhecimentos pelos estudantes.
Organizar e produzir material didático fazem parte das ações cotidianas dos professores. Os conhecimentos dos conteúdos da área/disciplina de atuação aliados aos pedagógicos contribuem para melhorar a qualidade e a adequação dos materiais didáticos. Dessa forma, se os professores observarem os direitos autorais e adotarem licenças abertas em seus materiais, estarão produzindo REA. Outra maneira é produzir um recurso novo sobre um conteúdo e adotar licença aberta. Nesse sentido, em um contexto em que predominam os materiais didáticos com copyright, a produção de REA é uma inovação.
Na designação Recurso Educacional Aberto, o Recurso Educacional é caracterizado como “um material didático organizado, intencional, sistemático e de caráter formal para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Diferencia-se de outros recursos por ter função expressamente didático-metodológica vinculada a determinado currículo” (MALLMANN; NOBRE, 2015, p. 625). O termo Aberto da designação é caracterizado pela adoção de licenças que permitem a efetivação dos 5Rs de abertura definidos por Wiley (2014).
Assim, na produção de material didático, o ato ético, que consiste na observação dos direitos autorais e na adoção de licenças que possibilitam a abertura legal, e o ato estético, que é a produção realizada (adaptação/remix e/ou produção de REA original), são basilares na autoria e na coautoria de REA (JACQUES, 2017).
Na Figura 38, constam aspectos educacionais (pedagógicos), aspectos técnicos e objetivos dos recursos e aspectos que caracterizam a abertura dos REA.
Figura 38 – Aspectos Educacionais, Técnicos e Abertura dos REA
A Produção de REA original, assim como a identificação, a adaptação, o remix e a redistribuição demandam FTP dos professores. Porém, ao produzir REA, explorando software de autoria, de edição, ao navegar na Internet para buscar recursos, explorar os repositórios, fazer download e upload a FTP é desenvolvida/aprimorada.