48 Abertura Legal e Técnica dos REA

As licenças abertas caracterizam a abertura legal dos REA, porém para adaptar e/ou remixar um REA é necessário também que o recurso tenha abertura técnica.

A abertura técnica é caracterizada pelo uso de padrões reconhecidos e formatos abertos (AMIEL; OREY; WEST, 2011; AMIEL, 2014).

Formato é um modo específico de codificar a informação para o seu armazenamento e recuperação em um arquivo de computador. Formatos são implementados por softwares (SILVEIRA, 2012, p. 112).

 

Portanto, recursos educacionais que são produzidos com software que impedem a produção de obra derivada, ou que demandam de conhecimento técnico avançado, são caracterizados como fechados tecnicamente.

Esta condição impossibilita a edição dos recursos para a maioria dos professores. Mas afinal, qual a diferença de abertura legal e técnica?

 

Para saber mais:

Vídeo 13 – O que é REA?

Tel Amiel destaca o conceito abertura legal.

E a abertura técnica?

Hilton, Wiley, Stein e Johnson (2010) apresentam 4 aspectos que caracterizam a abertura técnica de um REA e que, na Língua Inglesa, formam a sigla ALMS:

  • Acesso a ferramentas de edição: a edição é facilitada/possibilitada quando as ferramentas/software são livres (software livre);
  • Nível de conhecimento técnico baixo para editar (adaptar e remixar) o recurso;
  • Recurso editável (formato que possibilite a edição);
  • Fonte: acesso ao arquivo fonte (editável) do recurso.

 

Exemplos práticos de abertura técnica

  • Se um planejamento de aula é disponibilizado com licença aberta que permitem a edição, mas em um arquivo pdf (que em alguns casos impedem inclusive a cópia) como editar?;
  • Animação flash é desenvolvida em software proprietário. É um formato não editável ou dificulta a edição, apesar de ser de fácil visualização no navegador;
  • O recurso foi criado com software proprietário de alto custo e utilizado por poucas pessoas (Ex.: Adobe Photoshop);
  • A não disponibilização dos arquivos editáveis de cada recurso e os formatos fechados dificultam e, em algumas situações, impossibilitam a edição.

 

Segundo Amiel (2014) recursos com abertura técnica são criados com software e em formatos que possibilitem a edição para o maior número possível de pessoas. Então, quais as restrições e as permissões dos diferentes tipos de formatos?

Para saber mais:

Vídeo 14 – Formatos

Tel Amiel fala sobre tipos de formatos para REA.

Vamos dialogar sobre o que aprendemos até o momento? A Figura 33 apresenta uma síntese com a definição e as características de REA, propondo uma interlocução com os conceitos de abertura legal e técnica.

Figura 33 – Síntese sobre os REA
Fonte: Material Didático do Curso REA: Educação para o Futuro

License

Icon for the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License

Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.

Share This Book