Introdução

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são o vórtice do movimento universal em prol do direito de todos à educação, da democratização do acesso ao conhecimento, da produção de modos de vida mais equitativos e saudáveis.

REA sustentam Práticas Educacionais Abertas (PEA) fundamentadas em princípios como colaboração em rede, coautoria, revisão entre pares, interatividade e interação social. REA são, portanto, alicerce de PEA, compreendidas como essenciais para aprendizagem ao longo de toda a vida, tanto em processos formais quanto informais.

Sob os auspícios do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) é uma obra dentre as várias iniciativas para “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Ao longo das páginas interativas, são abordados conceitos como educação aberta, conhecimentos tecnológico-pedagógicos, formação de professores, autoria e coautoria de materiais didáticos, inovação pedagógica, direitos autorais, licenças, princípios e fundamentos dos REA.

Sabemos que os REA e as PEA são um vasto campo para estudos, pesquisas e desenvolvimento de materiais inovadores. Com nosso trabalho, pretendemos sensibilizar gestores, professores, estudantes, pesquisadores e pessoas envolvidas na elaboração de políticas e atuação em diferentes contextos educativos, culturais e científico-tecnológicos.

PÚBLICO

O e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) é direcionado, prioritariamente, aos professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Ao mesmo tempo, pode ser uma excelente referência de estudo para todas as pessoas interessadas na temática, com vistas a “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”(ODS4).

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

O e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) tem como principal propósito contribuir para que as pessoas desenvolvam a Fluência Tecnológico-Pedagógica necessários para:

  • Compreender o conceito, os princípios e as cinco liberdades dos REA;
  • Pesquisar, identificar e selecionar REA;
  • Conhecer repositórios e exemplares de REA;
  • Analisar acordos e leis internacionais sobre direitos autorais;
  • Identificar e adotar licenças livres e abertas como Creative Commons, General Public License, Domínio Público;
  • Compreender as especificidades de Domínio Público;
  • Pesquisar e selecionar REA, de diferentes áreas de conhecimento, em variados repositórios;
  • Explorar os aspectos envolvidos na organização de material educativo com REA;
  • Adaptar e remixar REA para diferentes realidades educacionais;
  • Produzir REA para diferentes contextos e públicos;
  • Compartilhar REA selecionados, adaptados, remixados e produzidos;
  • Adquirir conhecimentos e desenvolver fluência tecnológico-pedagógica para identificar, selecionar, adaptar, remixar, produzir e compartilhar REA;
  • Consolidar a integração de REA nas práticas educativas;
  • Apreciar o impacto dos REA para educação inclusiva, equitativa e de qualidade na Educação Básica e no Ensino Superior;
  • Fomentar a integração de REA para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
HISTÓRICO DO GEPETER COM REA e PEA

O e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) é um desdobramento das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, desde 2016, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER). O destaque são as edições do Small Open Online Course (SOOC) denominado “REA: educação para o futuro” (Figura 1).

Esse curso tem sido implementado, com professores da rede pública da Educação Básica, desde 2016. Os resultados das duas primeiras edições foram analisados e publicados na tese de doutoramento pela Universidade Aberta de Portugal intitulada “Recursos Educacionais Abertos: inovação na produção de materiais didáticos dos professores do Ensino Médio”. A autoria é de Mara Denize Mazzardo e está disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7788

Até o momento, já foram realizadas dez (10) edições, sempre desenvolvidas na plataforma Moodle, totalizando mais de  1.000 participantes. Com essa Prática Educativa Aberta (PEA) direcionada, especialmente, aos professores, evidenciamos que a FTP é um condicionante para ampliar e consolidar práticas de educação inclusiva e equitativa mediadas por REA, bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Figura 1 – Linha do Tempo das Edições do SOOC “REA: educação para o futuro”

O material didático do SOOC tem sofrido reformulações desde 2016 gerando novas versões a cada edição. Nessa linha de trabalho cíclico espiralado, o e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA)  tem sua origem no material didático do SOOC “REA: educação para o futuro” contando com: atualização em virtude de novas produções nacionais e internacionais, nova formatação didático-metodológica, ampliação de conteúdos, adaptação de partes do texto para ilustrações.

O E-BOOK NO CONTEXTO DO PROJETO OE4BW 2019/2020: IMPACTO E  ODS

O e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) pode gerar um impacto global para além das ações que o GEPETER já tem desenvolvido com professores da rede pública da Educação Básica no Brasil.

É um artefato digital que amplia oportunidades para o desenvolvimento de FTP pertinente à democratização de saberes, ao pensamento crítico, à inclusão, à qualidade e à equidade com vistas a lidar com os desafios midiáticos da sociedade em rede.

Está alinhado com as diretrizes internacionais, com os propósitos do Projeto OE4BW 2019/2020 (http://oe4bw.ijs.si/project/technological-pedagogical-fluency/), com as políticas públicas brasileiras. Tem como foco ser um contributo para alcance de resultados no enlace do ODS4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA E PRINCÍPIOS DE DESIGN

Os percursos possíveis, ao longo da exploração do e-book, são multivariados e multifacetados. Os pontos de partida e chegada têm como fundamento epistemológico a construção crítico-reflexiva de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos intrínsecos aos REA, à educação aberta, ao software livre e ao direito universal da educação para todos.

A organização está explicitada em capítulos, com proposições didático-metodológicas sustentadas no princípio da ação-reflexão-ação. Não há pré-requisitos entre as partes, os capítulos ou as subseções. A leitura pretendida é exploratória e não está limitada a manuseios lineares.

Todos os capítulos possuem tópicos que servem como trilhas de navegação hipermidiáticas:

  • Para Refletir: questões problematizadoras gerais;
  • Objetivos: descrição dos objetivos de aprendizagem específicos;
  • Desafio Inicial: problema ou proposta de atividade prática para mobilização de saberes iniciais;
  • Conteúdo propriamente dito: dividido em subseções com acoplamentos de temas, conceitos, exemplos, sínteses, materiais complementares;
  • Síntese: compilação de conceitos principais e secundários do capítulo;
  • Desafio Mais Amplo: atividade que remete para aplicação prática dos conceitos abordados. Situações que convidam para análises contextualizadas em virtude de contextos, culturas, condições regionais e locais;
  • Referências: publicações bibliográficas nacionais e internacionais que servem de suporte para as argumentações, afirmações e definições apresentadas no decorrer do capítulo.

Lançamos mão do Desafio Inicial (DI) como estratégia para que cada pessoa se sinta desafiada a analisar e problematizar suas próprias concepções e práticas pedagógicas.

A partir dos desafios, é possível estabelecer interlocução com o universo dos REA, tendo como referência saberes e competências já desenvolvidas durante a vida pessoal e profissional. Desse modo, cada desafio é um convite para um movimento dialógico-problematizador. Desafios sempre permitem ativação dos conhecimentos prévios sobre a temática em foco ou a consolidação dos conteúdos novos após os percursos interativos.

Os capítulos estão desdobrados em páginas, que funcionam como dobradiças para composição dos diferentes sentidos produzidos durante a interatividade com o conteúdo.

Desse modo, os entendimentos servem como as soluções educacionais passíveis de sistematização no momento. Desse modo, são subsídios para novos desafios denominados Mais Amplos, por conectarem os conhecimentos teórico-práticos.

A elaboração de conteúdos e o design do e-book, no espectro dos desafios dialógico-problematizadores, estão pautados nos princípios da autoria colaborativa, revisão e validação entre pares. Todo trabalho foi realizado por equipe multidisciplinar, com profissionais oriundos de áreas como Letras, Pedagogia, Informática, Educação Física, Química, Psicologia e Artes.

HIPERMÍDIA E REUTILIZAÇÃO DE REA JÁ EXISTENTES

Os conteúdos do e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) atendem aos princípios da hipermídia. A interatividade está desenhada por meio da mescla de texto, com recursos em diversos formatos, como infográficos, linhas do tempo, imagens, quadros,  mapas conceituais, mapas mentais, áudios, vídeos.

Muitos desses artefatos digitais são produtos autorais dos colaboradores que elaboraram conteúdo neste e-book. Alguns são originais inéditos para esta obra, outros são reutilizados a partir de publicações já existentes.

Os REA já existentes, de autoria da própria equipe do GEPETER, integrados, indicados e/ou referenciados no presente e-book  foram recuperados de canais:

ou

  • externos, como artigos, teses, dissertações e materiais de plataformas como Youtube, SlideShare, PBWorks, Moodle, Wikipédia, Wikimedia Commons e Pixabay.

Além disso, reutilizamos vários REA já existentes e dispersos na Internet, em publicações de outros autores. Incluímos diversas listagens de exemplares de REA originais, remixados e/ou adaptados. Todos ampliam o leque de opções para consolidar Práticas Educacionais Abertas (PEA) na educação formal como Educação Básica e Ensino Superior. Também, na educação informal, aprendizagem ao longo da vida, ambientes corporativos, fundações e instituições não governamentais.

REA E SOFTWARE LIVRE

O GEPETER tem priorizado a produção de REA com ferramentas de código aberto e, preferencialmente, software livre. Destacamos alguns softwares utilizados na produção de artefatos integrados na presente obra: View Your Mind, LibreOffice, Audacity, Pitivi, Kazam, Gimp, CMapTools, X-Mind.

PALAVRAS INTRODUTÓRIAS FINAIS

Com esta obra, desejamos contribuir com subsídios teórico-práticos formativos para potencializar Fluência Tecnológico-Pedagógica de todas as pessoas. Acreditamos que o esforço para sistematizar uma obra que trata desde os princípios e fundamentos dos REA até aspectos peculiares como o planejamento de atividades educativas mediadas por REA, a escolha de licenças, a seleção e o compartilhamento de material em rede fortalece coautoria, colaboração e interação.

O e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) apresenta-se como um apelo e um contributo para construção de sociedades mais equitativas, inclusivas, participativas e democráticas.

Seja bem-vind@!

A equipe de autores deseja bons percursos de estudo e aprendizagem.

License

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Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.

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