49 Adaptação e Remix de REA

Um dos principais benefícios dos REA é a possibilidade de adaptar (alterar) e/ou remixar os recursos para serem utilizados em outros contextos. Adaptar os próprios materiais didáticos para turmas diferentes, por exemplo, é uma atividade do cotidiano dos professores, porém adaptar um material de outra pessoa provavelmente é mais desafiador.

Wiley (2014) descreve o Revise como o direito de adaptar (ajustar, modificar) o conteúdo e o Remix como o direito de combinar o conteúdo original ou adaptado com outro conteúdo aberto para criar um novo recurso. Adaptar e remixar REA são formas inovadoras de produzir material didático pois, como afirmam Mota e Scott (2014, p. 51), a inovação “carrega junto a potencialidade de expandir entendimentos e explorações sobre novas funções e usos possíveis de um objeto.”

A adaptação e o remix de REA é a possibilidade de “produzir a partir do já produzido” (PRETTO, 2012, p. 105).

A adaptação (revise) consiste em realizar alterações tais como:

• atualizar informações;
  • agregar ou suprimir conteúdos;
  • agregar atividades e questionamentos;
  • traduzir;
  • utilizar outras mídias para representar os conteúdos;
  • tornar o recurso acessível;
  • mudar a sequência dos conteúdos e/ou atividades;
  • editar ou alterar imagens;
  • agregar recursos gráficos diversificados;
  • agregar texto, áudio e/ou vídeo;
  • adequar para outros contextos e necessidades pedagógicas.

No Caderno REA (EDUCAÇÃO ABERTA, 2013) constam exemplos de adaptação:

Adaptar inclui: inserir e remover componentes, mudar a sequência das atividades, editar ou alterar imagens, texto, áudio, vídeo, etc. – tudo para que o recurso combine com o estilo de professor e atenda as necessidades dos alunos. […] Mas adaptar REA também acontece no papel. Você pode, por exemplo, imprimir um capítulo ou um trecho de um livro, adicionar algumas folhas com trechos de artigos, textos que você criou, fotos licenciadas abertamente (entre outros) e entregar este novo recurso aos seus alunos como material didático. Em última instância, o que o movimento REA possibilita é pensar no recurso didático como algo do qual de pode partir e não como algo dado que não pode ser modificado.

Para saber mais:

Leitura complementar – Caderno REA

O texto completo  “Como Adaptar um REA?” você encontra em: http://educacaoaberta.org/cadernorea/adaptar.

A disponibilização de REA com abertura legal e abertura técnica possibilita a adaptação e o remix. Desta forma, a redistribuição (redistribute) dos REA adaptados e/ou remixados é fundamental para aumentar a quantidade de REA e o acesso ao conhecimento.

Para saber mais:

Vídeo 15 – Open Education Matters: why is it important to share content?

Trata sobre a importância do compartilhamento de conteúdos e recursos. O vídeo possui legenda  em Língua Portuguesa.

Para refletir:

O compartilhamento oportuniza para você, professor, o conhecimento do trabalho de professores de outras regiões e/ou países, e da mesma forma, o seu trabalho pode ser útil em outros contextos, beneficiando um número maior de pessoas.