51 Detalhamento das Orientações para Adaptar REA

Vamos estudar mais detalhes para adaptar um REA?

A seguir você encontra um roteiro sobre o que é importante observar durante a adaptação.

1 – Verificar se a licença e o formato do recurso permitem a edição e produção de obra derivada (abertura legal e técnica).

A Abertura legal é caracterizada pela licença aberta ou condição de domínio público do recurso a ser adaptado. A licença aberta ou condição de domínio público precisa estar explicitada no recurso ou termo de uso.

A abertura técnica advém do formato do recurso, que deve possibilitar a edição (produção de obra derivada) utilizando ferramentas disponíveis gratuitamente e de execução em múltiplas plataformas. A demanda de conhecimento técnico avançado/complexo, para realizar a adaptação, é outro aspecto que caracteriza a falta de abertura técnica.

Um arquivo em formato aberto (gratuito e de código aberto) pode ser explorado por qualquer pessoa, pois não possui restrições de direitos autorais, patentes, marcas comerciais e são disponibilizados com licenças abertas para software como a GLP.

 

2 – Definir as alterações a serem realizadas – planejar as alterações.

 

3 – Organizar os recursos a serem agregados (informação textual, imagens, vídeos, animações, músicas, áudios, exercícios, atualizações de conteúdo, dados do contexto onde será utilizado o recurso). Para eliminar os problemas de direitos autorais, todos os recursos selecionados para realizar a adaptação devem ser de autoria própria ou ter licença aberta que possibilite a edição (produção de obra derivada). Não é possível adaptar um REA com recursos que não são abertos.

 

4 – Selecionar os software que serão utilizados, dando preferência para software livre e formatos abertos.

 

  4.1 Quadro – Formatos e software para produzir/adaptar REA
Quadro 11 –  Sugestões de Formatos e Software para Produzir/Adaptar REA
Formato Software
Texto

HTML – Formato aberto gerenciado pela organização sem fins lucrativos W3C.

ODT – documento aberto gerenciado pelo consórcio da indústria OASIS. Suportado por muitos processadores de texto de código aberto, o Microsoft Word pode abrir arquivos ODT com um plug-in.

TXT – formato de arquivo genérico baseado em vários padrões. Quase universalmente compatível com qualquer processador de texto ou editor de texto.

ePub – adequado para Smartphones.

PDF – adequado para disponibilização de conteúdos, porém difícil para editar.

Editores de texto e de html

LibreOffice

(Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS)

https://www.libreoffice.org/ 

Notepad ++ – Editor de texto e de código fonte de código aberto sob licença GPL.

Windows (possível utilização no Linux via Wine).

Editor de texto e de código fonte de código aberto sob licença GPL.

https://notepad-plus-plus.org/

Sigilsoftware livre sob licença GPL para edição de ePub.

(Windows, Linux e Mac OS)

https://sigil.br.softonic.com/

Pressbookssoftware livre sob licença GPL baseado na web para edição de ePub. Também permite a exportação do livro no formato PDF.

https://docs.pressbooks.org/installation/

Apresentação

ODP

LibreOffice

(Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS)

https://www.libreoffice.org/

Imagem

PNG – Formato aberto semelhante ao TIFF. Todos os navegadores atuais, como Internet Explorer e Firefox, exibirão arquivos PNG. O crescente suporte a arquivos PNG o torna um bom formato para REA.

JPEG – é o formato de imagem mais utilizado na Internet, porém é considerado um formato ‘com perdas’, o que significa que, se a foto for editada continuamente, a qualidade da imagem será reduzida.

Software para Criar/Editar Imagens

GIMP – aplicativo de edição de imagens favorito, com muitos recursos, gratuito e de código aberto. Demanda um pouco de tempo e prática para  explorar e conhecer o software.

(Linux, Windows, Mac OS)

https://www.gimp.org/downloads/

GIMPshop – aplicativo de edição de imagens de código aberto e gratuito, desenvolvido com base no código-fonte do GIMP, mas se comporta como o Photoshop.

(Linux, Windows, Mac OS)

https://www.gimpshop.com/

Pixlr – Editor online

https://pixlr.com/editor/

Inkscapesoftware livre sob licença GPL para edição de imagens e documentos vetoriais. Também cria e edita PDF.

(Linux, Windows, Mac OS)

https://inkscape.org/

DIA Diagram Editorsoftware gratuito disponível sob licença GPLv2.

(Linux, Windows, Mac OS)

http://dia-installer.de/download/index.html

Áudio

FLAC – codec de áudio sem perdas

MP3 – embora o MP3 seja provavelmente o formato de áudio mais amplamente usado na Internet, ele teve problemas de patente não sendo ideal para a criação de REA. A vantagem é que existe uma grande quantidade de software e hardware projetados para usar MP3.

Audacity

(Linux e Windows)

Software para produção e edição de áudio, de código aberto.

https://www.audacityteam.org/

 

Vídeo

MPEG-4 – Formato com patentes de várias empresas. Os arquivos MPEG-4 são capazes de uma variedade maior de resoluções e tamanhos, tornando-o um formato muito flexível.

Os arquivos MPEG-4 podem ser gerados com variedade maior de resoluções e tamanhos, tornando-o um formato muito flexível.

MPEG-4 IS – é usado pelo arquivo da Internet e é um formato recomendado para REA.

Software para Edição de Vídeo e para gravação das atividades realizadas na tela do computador (captura de telas)

OpenShot – editor de vídeo

( Linux, Windows e Mac OS)

https://www.openshot.org/

OBS Studio Open Broadcaster

(Linux, Windows e Mac OS 10.13+)

Software gratuito e de código aberto para gravação de vídeo e transmissão ao vivo. Também permite a captura de telas.

https://obsproject.com/

Kazam Screencastersoftware livre para a captura de telas.

(Linux)

https://pkgs.org/download/kazam

5 – Realizar as alterações.

 

6 – Referenciar o autor original do recurso adaptado. Incluir todas as referências dos conteúdos agregados, mesmo que possuam licenças abertas ou sejam de domínio público.

 

7 – Informar que se trata de versão derivada de REA e atribuir a autoria: adaptado a partir de “nome do REA original e endereço”, adaptação realizada por (nome do(s) autor(es) da adaptação. Acrescentar essas informações nos créditos do recurso.

 

O Creative Commons – https://wiki.creativecommons.org/wiki/Best_practices_for_attributionrecomenda, para a atribuição, a indicação do Título, do Autor, da Fonte (Source) e da Licença, cuja sigla é TASL (COMMONWEALTH OF LEARNING, 2016). Essas informações devem constar no REA adaptado. Informar o endereço (URL) do REA original e do REA adaptado.

8 – No REA adaptado utilizar a mesma licença do REA original ou uma licença compatível. A verificação da compatibilidade das licenças pode ser realizada no linkhttp://aberta.org.br/compatibilidade/.

 

O instrumento para verificar a compatibilidade das licenças é um remix, realizado pela Cátedra UNESCO em Educação Aberta (NIED/Unicamp), do recurso criado por por Rob Stillwell.

Para facilitar a identificação do REA, uma recomendação é inserir a licença no próprio recurso, na tela ou página inicial, ou no final, juntamente com os créditos. É aconselhável o uso de licenças Creative Commons.

9 – Disponibilizar (redistribuir, compartilhar) o REA adaptado em um repositório para manter o círculo virtuoso de reter, reusar, revisar (adaptar), remixar e redistribuir (AMIEL, 2014; PRETTO, 2012; WINDLE, R.J. et al., 2010).

 

10 – Divulgar o REA adaptado nas escolas, entre os colegas, nas redes sociais e por meio de outras formas para alcançar o maior número de pessoas.

License

Icon for the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License

Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.

Share This Book