14 O que são Recursos Educacionais Abertos?

Na Internet, estão disponíveis diversos recursos educacionais como Objetos de Aprendizagem (WILEY, 2000), recursos multimídias, animações, simulações, infográficos, mapas, recursos hipermidiáticos, imagens e vídeos, os quais podem ser REA ou não.

A questão que surge é como identificar um REA entre a diversidade de recursos disponíveis?

Vamos iniciar a busca pela resposta conhecendo o conceito de REA:

Os REA ou Open Educational Resourses (OER) são materiais de ensino, aprendizagem e investigação, em qualquer suporte ou mídia, digital ou não, que estão sob domínio público ou são disponibilizados com licença aberta que permite acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuita por terceiros, sem restrição ou com poucas restrições. (UNESCO, 2012, p. 1)

A designação Open Educational Resources (OER) e o conceito foram definidos em 2002, no Forum on the Impact of Open CourseWare for Higher Education in Developing Countries (Fórum sobre o Impacto da Disponibilização de Cursos Abertos na Educação Superior nos Países em Desenvolvimento), evento promovido pela UNESCO em Paris. Na língua portuguesa, são designados de Recursos Educacionais Abertos (REA).

Todos ou muitos dos recursos apresentados como exemplos já fazem parte dos materiais didáticos dos professores. Então, qual é o diferencial dos REA?

Para saber mais:

Vídeo 1 – “O que são os Recursos Educacionais Abertos?”

Primeira videoanimação brasileira sobre REA,  produção realizada em parceria entre o Open Knowledge Brasil (OKBr), o Instituto Educadigital (IED), o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e a Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL). A iniciativa é um dos resultados do projeto MIRA – Mapa Interativo de Recursos Abertos.”

Para saber mais:

Vídeo 2 – “Introdução aos REA”

Produzido por Daniele da Rocha Schneider com apoio técnico do Estúdio de Gravação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM):https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1551897518

Para saber mais:

Vídeo 3 – ¿Qué son los Recursos Educativos Abiertos?

Autoria de Sergio Luján de Mora – Universidad de Alicante

Para saber mais:

Áudio – “O que são Recursos Educacionais Abertos?”

Produzido por Elena Maria Mallmann – Universidade Federal de Santa Maria. Conteúdos abordados: o que são REA,  flexibilização das atividades de ensino e aprendizagem mediadas por REA, autoria e coautoria em rede, fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para produzir REA. Utiliza o software livre Audacity. Licença do áudio: CC BY SA.

Você sabe como os REA estão identificados graficamente?

A UNESCO adotou uma marca para representar, em diversos idiomas e diferentes culturas, o significado dos REA: educação humana, liberdade, progresso, difusão, não exclusão, abertura, colaboração, crescimento (Figura 10). Os símbolos são: o pássaro para liberdade, o livro aberto para abertura e a mão direita para a doação (PEÑA et al., 2012)

Figura 10 – Logo REA

Autor: Jonathasmello  Licença CC BY 3.0

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Open_Educational_Resources_-_Logo