60 Professores Autores de REA Original

“Os REA representam novas concepções de produção de material didático, sem as limitações do copyright e tendo os professores como autores” (MAZZARDO, 2018, p. 39)

Partindo do pressuposto que ensinar é criar possibilidades para a produção de conhecimento (FREIRE, 1999), os materiais didáticos são relevantes no processo ensino-aprendizagem, pois contribuem para a aquisição de conhecimentos pelos estudantes.

Organizar e produzir material didático fazem parte das ações cotidianas dos professores. Os conhecimentos dos conteúdos da área/disciplina de atuação aliados aos pedagógicos contribuem para melhorar a qualidade e a adequação dos materiais didáticos. Dessa forma, se os professores observarem os direitos autorais e adotarem licenças abertas em seus materiais, estarão produzindo REA. Outra maneira é produzir um recurso novo sobre um conteúdo e adotar licença aberta. Nesse sentido, em um contexto em que predominam os materiais didáticos com copyright, a produção de REA é uma inovação.

Na designação Recurso Educacional Aberto, o Recurso Educacional é caracterizado como “um material didático organizado, intencional, sistemático e de caráter formal para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Diferencia-se de outros recursos por ter função expressamente didático-metodológica vinculada a determinado currículo” (MALLMANN;  NOBRE, 2015, p. 625).  O termo Aberto da designação é caracterizado pela adoção de licenças que permitem a efetivação dos 5Rs de abertura definidos por Wiley (2014).

Assim, na produção de material didático, o ato ético, que consiste na observação dos direitos autorais e na adoção de licenças que possibilitam a abertura legal, e o ato estético, que é a produção realizada (adaptação/remix e/ou produção de REA original), são basilares na autoria e na coautoria de REA (JACQUES, 2017).

Na Figura 38, constam aspectos educacionais (pedagógicos), aspectos técnicos e objetivos dos recursos e aspectos que caracterizam a abertura dos REA.

Figura 38 – Aspectos Educacionais, Técnicos e Abertura dos REA

A Produção de REA original, assim como a identificação, a adaptação, o remix e a redistribuição demandam FTP dos professores. Porém, ao produzir REA, explorando software de autoria, de edição, ao navegar na Internet para buscar recursos, explorar os repositórios, fazer download e upload a FTP é desenvolvida/aprimorada.

License

Icon for the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License

Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.