61 Big OER e Little OER

Você conhece Big OER e Little OER?

Ao realizar a atividade de adaptar ou remixar um REA (Revise/Remix) ou produzir um REA original, saímos da condição de usuário de recursos e passamos para a condição de autores e/ou coautores de REA.

A elaboração de planejamentos de aula, a pesquisa, a seleção de recursos educacionais disponíveis na Internet e a agregação desses recursos aos que são produzidos pelos professores são práticas de autoria de material didático. Nesse sentido, a autoria de materiais didáticos é uma prática do cotidiano dos professores e, muitas vezes,  não é compartilhada nem divulgada.

A proposta de autoria, apresentada neste livro, parte das produções já realizadas pelos professores, considerando a observação dos direitos autorais e a adoção de licenças abertas nos recursos, resultando em material didático aberto, isto é, material didático com licença aberta. Além disso, a autoria pode ser concretizada através da produção de um novo recurso.

Sobre a produção de REA, Weller (2010) destaca dois tipos:

1 – Big OER – são produzidos por instituições de ensino renomadas, fator que gera confiança, e com objetivos específicos de aprendizagem. Os custos de produção são altos, sendo necessário apoio financeiro elevado. Exemplo: Forno de Microondas

2 – Little OER – são produzidos e disponibilizados por uma pessoa ou pequenos grupos utilizando serviços/recursos da Web 2.0. Uma Imagem disponibilizada no Flickr, com licença aberta, é um exemplo e pode ser utilizada em vários contextos. Os autores de little OER são professores, estudantes e outras pessoas com objetivos e motivações diversos. A produção de little OER possibilita a autoria e a coautoria de REA por um número maior de pessoas, de forma sustentável. Exemplo: Infográfico sobre Febre Amarela

Listamos a seguir algumas sugestões para a produção de REA, a partir do que é entendido como pequenos REA (little OER):

• plano de aula;
  • áudio sobre um conteúdo da disciplina de atuação;
  • vídeo sobre um conteúdo curricular;
  • mapas conceituais
  • mapas mentais;
  • infográficos
  • apresentações;
  • quadros;
  • textos com recursos gráficos (fotos, imagens, gráficos, mapas, tabelas);
  • hipertextos;
  • fotos;