Conclusão

Nesse espaço para as palavras conclusivas, primeiramente retomamos os Objetivos de Aprendizagem listados na Introdução. Esperamos que os percursos hipermidiáticos ao longo dos cinco capítulos do e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) tenham contribuído para:

  • Compreensão do conceito, dos princípios e das cinco liberdades dos REA;
  • Pesquisa, identificação e seleção de REA;
  • Conhecimento sobre repositórios e exemplares de REA;
  • Análise de acordos e leis internacionais sobre direitos autorais;
  • Identificação e adoção de licenças livres e abertas como Creative Commons, General Public License, Domínio Público;
  • Compreensão das especificidades de Domínio Público;
  • Pesquisa e seleção de REA em diferentes áreas de conhecimento e variados repositórios;
  • Exploração dos aspectos envolvidos na organização de material educativo com REA;
  • Adaptação e remix de REA para diferentes realidades educacionais;
  • Produção de REA para diferentes contextos e públicos;
  • Compartilhamento de REA selecionados, adaptados, remixados e produzidos;
  • Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de Fluência Tecnológico-Pedagógica para identificar, selecionar, adaptar, remixar, produzir e compartilhar REA;
  • Integração de REA nas práticas educativas;
  • Apreciação do impacto dos REA para educação inclusiva, equitativa e de qualidade na Educação Básica e no Ensino Superior;
  • Fomento da integração de REA para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O percurso produtivo do e-book foi colaborativo durante todo o tempo. Intensificamos nosso trabalho durante os meses de março, abril, maio e junho de 2020. Momento atípico, singular e confuso porque os sentidos não conseguem captar, com total nitidez, a amplitude dos desafios, dos enfrentamentos e dos desdobramentos de uma pandemia de proporções tão intensas como a COVID-19.

Uma crise sanitária com escassos precedentes que trouxe como emergência regramentos para o distanciamento social. Trouxe, ao mesmo tempo, a urgência da interação e do trabalho mediado pelas tecnologias em rede. Não poderia haver argumento maior para dar sustentabilidade ao que temos nominado como desenvolvimento de Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP).

Ciência  e Educação Aberta, Práticas Educacionais Abertas, Interações Online, Modalidades Híbridas, Educação a Distância, Teletrabalho, Homeoffice e Atividades Remotas são apenas algumas das locuções que dão concretude aos desafios desse nosso tempo. Subitamente professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de todas as áreas foram orientados à desenvolver suas atividades a partir de seus domicílios.

Uma situação inédita que coloca em xeque muitos discursos, muitas políticas públicas distorcidas, muitos programas de governo não alinhados com as demandas sociais mais prementes. Um cenário que convoca cientistas, profissionais da saúde, representantes políticos, militares e cidadãos da sociedade civil para que fiquem em sentinela, atentos.

Vigilância crítica e epistemológica, escuta sensível, acolhimento e cura são palavras de ordem da biofilia. A pandemia tornou-se um evento que expõe desigualdades sociais, culturais, econômicas e tecnológicas. Um fenômeno repentino que não se limita aos embates no campo da saúde física e à biologia do vírus que deixa corpos e mentes adoecidas.

O momento histórico de recriação dos conteúdos do e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) é um espaço-tempo  que coloca em evidência fragilidades, medos e desiquilíbrios psicológicos. Também, desvela diferentes concepções de humanidade, de ética, de apreço pela vida. Um acontecimento extraordinário não por ser belo, sublime, agradável ou digno de admiração. Mas, por ser raro, extremo, singular e que cobra soluções à curto prazo.

Essas breves linhas e entrelinhas que remetem às particularidades desse período histórico atemporal são ponderações descritivas sem pretensões analíticas isoladas. Esclarecemos que as considerações finais desse e-book estão repletas de sinais desse tempo presente. É a partir desses sinais que podemos elucidar percepções e entendimentos que fortalecem a robustez ética e epistemológica que embutimos tanto na Fluência Tecnológico-Pedagógica quanto nos Recursos Educacionais Abertos. A mais-valia reside justamente no acoplamento desses aportes teórico-metodológicos.

Nesse momento histórico tão complexo, em que sistematizamos esse e-book à muitas mãos, vivenciamos situações concretas que confirmam a condição sine qua non da Fluência Tecnológico-Pedagógica nas sociedades contemporâneas. E, concomitantemente, ratificam que o conhecimento livre e aberto, a produção colaborativa, a coautoria, as mediações em rede podem contribuir e consolidar melhorias na qualidade da educação, equidade e aprendizagens ao longo da vida.

Durante nosso percurso produtivo-colaborativo de criações, ajustes, inovações, adaptações, modificações e atualizações dos conteúdos desse e-book, aprendemos, mais uma vez, que REA congregam múltiplas potências do trabalho multidisciplinar. Autoria e coautoria colocam em movimento múltiplas performances, múltiplos mediadores. Esse contexto de produção torna especialmente possível grifar a pujança dos conteúdos desse e-book.

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Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.

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