56 Referências

AMIEL, Tel. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. Revista História Hoje, v. 3, n. 5, p. 189-205, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20949/rhhj.v3i5.128 Acesso em: 12 mar. 2020.

AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. Recursos Educacionais Abertos (REA): modelos para localização e adaptação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 112-125, mar. 2011. Disponível em:  https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1206. Acesso em: 10 abr. 2020.

CAPE TOWN OPEN EDUCATION DECLARATION AFTER 10 YEARS. Cape Town Open Education Declaration After 10 Years: Ten directions to move Open Education forward. 2017. Disponível em: https://www.capetowndeclaration.org/cpt10/img/cpt10-booklet.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

COMMONWEALTH OF LEARNING. Open Educational Resources (OER) Guide for Students in Post-Secondary and Higher Education. 2016. Disponível em: http://oasis.col.org/bitstream/handle/11599/2093/2016_OER-Guide-for-Students-Post-Sec-HE.pdf;sequence=1%20. Acesso em: 5 mai. 2020.

DECLARAÇÃO DA CIDADE DO CABO. Declaração da cidade do Cabo para Educação Aberta: Abrindo a promessa de Recursos Educativos Abertos. 2007. Disponível em: http://www.capetowndeclaration.org/translations/portuguese-translation. Acesso em: 21 mar. 2020

EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cadernorea Acesso em: 02 de mai. 2020

HILTON, J. L. III; JOHNSON, A.; STEIN, J.; WILEY, D. The Four R’s of Openness and ALMS Analysis: Frameworks for Open Educational Resources. Open Learning: The Journal of Open and Distance Learning, 2010. Disponível em: http://hdl.lib.byu.edu/1877/2133. Acesso em: 10 mai. 2020.

MAZZARDO, M. D. Recursos educacionais abertos: inovação na produção de materiais didáticos dos professores do Ensino Médio. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7788. Acesso em: 18 mar. 2020.

MOTA, R.; SCOTT, D. Educando Para Inovação e Aprendizagem Independente. Elsevier Brazil, 2014.

PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. (org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. 1. ed., 1 imp. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012.

SILVEIRA, S. A. Formatos abertos. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. DE LUCA (org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador, BA: Edufba; São Paulo, SP: Casa de Cultura Digital, 2012.

UNESCO. Declaração REA de Paris em 2012. 2012. Disponível em: https://goo.gl/Z4tg1o. Acesso em: 10 mai. 2018.

UNESCO. Diretrizes para os Recursos Educacionais Abertos no Ensino Superior. 2015. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002328/232852por.pdf. Acesso em: 03 abr. 2018.

UNESCO. Ljubljana OER Action Plan 2017. In: Second World OER Congress. 2017. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/ljubljana_oer_action_plan_2017.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.

UNESCO. Recommendation on Open Educational Resources (OER). 40th session. Paris , nov. 2019. Disponível em: http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=49556&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em: 28 abr. 2020.

WINDLE, R. J.; WHARRAD, H.;  MCCORMICK, D.; LAVERTY, H.; TAYLOR M. G. Sharing and reuse in OER: experiences gained from open reusable learning objects in health. Journal of Interactive Media in Education. 2010, p. Art. 4. DOI: http://doi.org/10.5334/2010-4

Informações sobre Ícones

Ícone Quadro

https://www.iconfinder.com/icons/4213409/backup_data_database_server_storage_icon

Autor: DailyYouth  – Licença CC BY 3.0

 

License

Icon for the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License

Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.

Share This Book