13 Desafio inicial: pesquisar em repositórios
O conteúdo do Capítulo I aborda os princípios basilares da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP).
É importante desenvolver conhecimentos sobre tecnologias e fundamentos pedagógicos para integrar REA nas práticas didático-pedagógicas.
Por isso, no Capítulo II, a discussão é ampliada para o universo REA com foco no histórico e nas especificidades de caracterização.
Como ponto de partida do percurso interativo no Capítulo II, propomos o seguinte desafio.
- Acesse a Plataforma MEC RED no seguinte endereço: https://plataformaintegrada.mec.gov.br/home
- Pesquise e selecione pelo menos um recurso educacional relacionado ao tema curricular de sua área de atuação (imagem, jogo, apresentação, foto, vídeo, áudio, atividades, plano de aula etc.);
- Observe que poderá aplicar filtros para pesquisa avançada: componentes curriculares, tipos de recurso, etapas de ensino, idiomas, palavras-chave;
- Planeje uma aula para reutilizar o recurso selecionado.
Após realizar esse exercício, responda:
- Há diferença entre realizar buscas em sites avulsos na Internet e pesquisar em repositórios desenvolvidos para fins educacionais?
- Encontrou recursos que atendessem suas expectativas?
- O recurso selecionado possui licença para reutilização?
- Encontrou alguma página de informações sobre as licenças dos recursos, sobre os Termos de Serviços/Termos de Uso ou Política?
- Os recursos digitais que você normalmente procura na Internet possuem identificação clara sobre o tipo de licença?
- Todos os recursos que estão disponíveis na Plataforma MEC RED podem ser copiados, reutilizados, modificados e redistribuídos?
Ao longo do capítulo II, abordaremos o histórico e os princípios fundamentais dos REA para compreendermos melhor tudo que é possível desenvolver com os REA.