68 Desafio Mais Amplo: criar e partilhar REA
A partir dos conteúdos abordados ao longo do Capítulo V, você desenvolveu conhecimentos importantes para:
- produzir um REA original;
- compartilhar REA selecionados, adaptados/remixados e produzidos;
- organizar material didático a partir de REA;
- compreender a relevância da FTP na produção e na distribuição de REA originais.
Criar REA potencializa a inovação pedagógica, curricular e cultural tanto em atividades de ensino quanto de aprendizagem e pesquisa. Para consolidar os conhecimentos desenvolvidos ao longo do Capítulo V, convidamos para realizar o desafio proposto. Para tanto, observe as orientações sobre o processo de criação e partilha de REA exploradas no Capítulo V.
Escolha pelo menos uma das seguintes tarefas sugeridas:
– grave um vídeo e salve em arquivo com formato para vídeos compatível para o maior número de dispositivos;
– fotografe um evento, uma situação social, um fenômeno da natureza ou uma paisagem;
– crie uma ilustração, um desenho, um esquema utilizando um software de edição gráfica;
– produza uma representação gráfica, diagrama, mapa mental, mapa conceitual, infográfico, linha do tempo;
– grave um arquivo de áudio e salve em arquivo com formato para leitores de áudio;
Ao optar por qualquer uma dessas tarefas sugeridas e transformar seu produto em REA, lembre-se sempre de:
– inserir uma licença. Veja como escolher dentre as licenças Creative Commons;
– disponibilizar e compartilhar com o maior número de pessoas. Poderá optar por um repositório governamental, institucional ou particular ou, ainda, por sites específicos que abrigam upload de imagens, arquivos de áudio, vídeos;
– priorizar softwares livres ou de código fonte abertos para garantir a abertura técnica dos REA. Sempre que possível, compartilhe os formatos editáveis para que mais pessoas consigam modificar o REA, quando necessário e permitido pela licença escolhida.
Diante do desafio mais amplo proposto aqui, continue a reflexão respondendo: quais são os maiores desafios para cumprir essas tarefas?
( ) acesso aos materiais em formatos editáveis
( ) softwares adequados
( ) salvar os arquivos
( ) fazer download e upload dos arquivos
( ) criar conteúdos em arquivos originais
( ) encontrar recursos com permissões e/ou licenças para modificação
( ) atender requisitos de acessibilidade
Ao longo dos capítulos deste e-book, os conteúdos interativos e as atividades desafiadoras têm como propósito construir conhecimentos basilares, tanto para se familiarizar com REA quanto para praticar as cinco liberdades: reter cópias, reutilizar, revisar, remixar, redistribuir. Todas essas liberdades ampliam possibilidades de melhoria da qualidade da educação, ampliação das aprendizagens ao longo da vida e equidade social que são dimensões contempladas na lista de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 4).
O Capítulo V está mais centrado nos processos de concepção e partilha de REA. São capacidades indicadas no Quadro de Competências com REA organizado, em 2016, pela International Organisation of La Francophonie – IOF. Esse Quadro completo está destacado no Capítulo II, mas você também pode acessá-lo por meio do link: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266159_spa