9 Desafio Mais Amplo: critérios pedagógicos e tecnológicos

A partir dos conteúdos abordados ao longo do Capítulo I, você desenvolveu conhecimentos basilares para:

  • entender o conceito FTP.
  • compreender a concepção e os princípios epistemológicos da FTP;
  • identificar os conhecimentos e as habilidades necessárias para buscar, reusar, adaptar, remixar, produzir e redistribuir REA.

A partir das discussões e problematizações do capítulo, vimos que a FTP é fundamental para a inovação didático-metodológica.

Você se considera fluente para integrar as tecnologias educacionais em rede e os REA na sua prática pedagógica? Após realizar o percurso interativo com o conteúdo deste capítulo, responderia de outra forma as questões problematizadoras do Desafio Inicial?

Para responder essa pergunta,  desafiamos você a elaborar uma lista  de critérios tecnológicos e pedagógicos a serem observados por professores na hora de pesquisar, selecionar, reutilizar, adaptar, remixar, produzir e redistribuir recursos educacionais e/ou softwares.

Que tal um checklist com categorias e pontuações?

Quer ver um exemplo?

Acesse o resultado de pesquisa do curso de Mestrado em Pedagogia do E-Learning chamado “Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist“. Está disponível no Repositório da Universidade Aberta de Portugal no endereço: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6631

 

License

Icon for the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License

Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.

Share This Book