46 Desafio Inicial: Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para modificar REA
Nos capítulos I, II e III são abordados princípios e características dos REA, bem como direitos autorais e tipos de licenças. No capítulo IV, os conteúdos interativos são centrados nos aspectos a serem observados para adaptação e remix de REA.
Inicie os estudos do Capítulo IV, pensando na quantidade de recursos educacionais que você já deve ter produzido ao longo de sua trajetória profissional.
Faça esse resgate e busque algum material ou recurso que produziu nos últimos meses. Pode ser um plano de aula, uma apresentação, um vídeo, uma imagem, uma música, etc.
Analise o recurso e responda as seguintes questões:
– Que software(s) utilizou?
– Adaptou algum recurso e integrou na sua produção?
– Se reutilizou algum recurso, ele apresentava autorização para adaptação?
– Em que formato está o arquivo produzido por você?
– Se outras pessoas quiserem adaptar o recurso, poderão fazer isso sem dificuldades?
– Você gostaria que outras pessoas utilizassem e adaptassem o seu material? Deixou clara essa informação?
Para responder a essas ou a outras questões sobre o processo de modificação de recursos educacionais, siga navegando pelos conteúdos do Capítulo IV.