59 Desafio Inicial: Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para criar REA
No Capítulo IV, o foco central é o processo de adaptação e/ou remix de REA. E a produção de recursos originais é possível? A resposta é sim. É disso que trata o Capítulo V.
Neste Capítulo, partindo de suas experiências, especialmente, àquelas que envolvem os recursos utilizados em materiais didáticos, o desafio proposto a você é relacionado ao seu conhecimento sobre ferramentas digitais que possibilitam a produção de recursos educacionais.
Para exercitar, propomos um desafio.
Marque os itens na lista a seguir de acordo com a pergunta A:
A) Qual(is) software(s) você utiliza para produzir ou reutilizar materiais didáticos digitais?
( ) LibreOffice
( ) View Your Mind – VYM
( ) Linux Educacional
( ) CmapTools
( ) Word
( ) Power Point
( ) Excel
( ) Gimp
( ) Canva
( ) Infogram
( ) Audacity
( ) OnlyOffice
( ) MovieMaker
( ) FreeMind
( ) MindMeister
( ) X-Mind
( ) Hot Potatoes
( ) Scratch
Após analisar os itens e marcar as opções para responder a pergunta A, responda:
- Quantos softwares dessa lista você conhece ou já utilizou pelo menos uma vez?
- Qual(is) desses softwares você nunca ouviu falar?
Nesse desafio, listamos apenas alguns exemplos. Existem muitos outros. Quer explorar mais? Acesse a compilação de Softwares Educacionais disponibilizados no Portal do Professor do MEC. (link disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=9)
Vamos continuar o exercício marcando os itens na lista a seguir de acordo com a pergunta B:
B) Quais os tipos (formatos) de materiais didáticos que você produz e/ou reutiliza?
( ) mp3
( ) mp4
( ) odt, odg, ods, odf
( ) ppt, pptx
( ) doc, docx
( ) avi
( ) html
( ) xls
( ) xml
( ) png, jpg, jpeg
( ) gif
( ) webm
( ) rtf
( ) txt
( ) swf
( ) flv
( ) wmv
Nesse desafio, listamos apenas alguns exemplos. Existem muitos outros.
Após analisar os itens e marcar as opções para responder a pergunta B, responda:
- Você sabe que há diferenças entre softwares proprietários e softwares livres?
- Todos esses formatos são compatíveis entre si?
- Todos esses formatos são editáveis?
- Todos esses formatos funcionam em qualquer dispositivo?
Para responder essas ou outras questões sobre o processo de criação de recursos educacionais, siga navegando pelos conteúdos do Capítulo V.
Analisar, conhecer e construir FTP em diversos softwares é um dos caminhos para ampliar a produção e a distribuição de REA. Dessa forma, podemos contribuir de modo concreto na democratização do acesso ao conhecimento e à educação para todos.