17 O que caracteriza os REA?
Você sabe o que caracteriza os REA e os diferenciam dos outros recursos educacionais?
O que caracteriza os REA e os diferenciam dos outros recursos educacionais são as permissões que definem o que é possível fazer com cada recurso. Wiley (2007; 2014), tendo como base as 4 liberdades do software Livre, inicialmente, definiu os 4 Rs de abertura dos REA (Reuse, Revise, Remix e Redistribute) e, em 2014, acrescentou mais um R, o de Retain:
Os 5 Rs de abertura são legitimados pela adoção de licenças abertas, como as licenças Creative Commons, nos recursos disponibilizados.
Dessa forma, os 5 Rs da abertura (WILEY, 2014) dos REA ampliam as possibilidades pedagógicas, sendo que os professores podem:
- organizar um acervo (retain) sobre a área/disciplina de atuação;
- reutilizar (reuse) da forma que necessitar (para estudo, organizar materiais didáticos, realizar planejamentos de atividades didáticas e implementar com seus alunos, indicar como material complementar etc.);
- revisar (revise) o REA, alterando e adaptando ao contexto e conteúdos;
- remixar (remix), selecionando o melhor de um ou mais recursos para criar outro;
- redistribuir (redistribute) os REA originais ou revisados/remixados.
Essas ações somente são possíveis se os recursos possuírem licenças abertas ou forem de domínio público.
Efetivar os 5 Rs da abertura (WILEY, 2014) é uma maneira de aumentar a produção e o compartilhamento de REA e, consequentemente, o acesso ao conhecimento.
A Figura 12 mostra uma representação gráfica dos 5Rs da Abertura dos REA.
Figura 12 – 5Rs de Abertura dos REA
Fonte: Mazzardo (2018)
Portanto, o que caracteriza um REA e o diferencia dos outros recursos educacionais são as licenças abertas ou a condição de domínio público, que permitem o acesso gratuito, o reter, o reúso, a adaptação (revisão), o remix e a distribuição, sem necessidade de solicitar a permissão ao detentor dos direitos autorais (BUTCHER, 2011; MAZZARDO, 2018; SANTOS, 2012).