48 Abertura Legal e Técnica dos REA
As licenças abertas caracterizam a abertura legal dos REA, porém para adaptar e/ou remixar um REA é necessário também que o recurso tenha abertura técnica.
A abertura técnica é caracterizada pelo uso de padrões reconhecidos e formatos abertos (AMIEL; OREY; WEST, 2011; AMIEL, 2014).
Portanto, recursos educacionais que são produzidos com software que impedem a produção de obra derivada, ou que demandam de conhecimento técnico avançado, são caracterizados como fechados tecnicamente.
Esta condição impossibilita a edição dos recursos para a maioria dos professores. Mas afinal, qual a diferença de abertura legal e técnica?
Para saber mais:
Vídeo 13 – O que é REA?
Tel Amiel destaca o conceito abertura legal.
E a abertura técnica?
Hilton, Wiley, Stein e Johnson (2010) apresentam 4 aspectos que caracterizam a abertura técnica de um REA e que, na Língua Inglesa, formam a sigla ALMS:
- Acesso a ferramentas de edição: a edição é facilitada/possibilitada quando as ferramentas/software são livres (software livre);
- Nível de conhecimento técnico baixo para editar (adaptar e remixar) o recurso;
- Recurso editável (formato que possibilite a edição);
- Fonte: acesso ao arquivo fonte (editável) do recurso.
Exemplos práticos de abertura técnica
- Se um planejamento de aula é disponibilizado com licença aberta que permitem a edição, mas em um arquivo pdf (que em alguns casos impedem inclusive a cópia) como editar?;
- Animação flash é desenvolvida em software proprietário. É um formato não editável ou dificulta a edição, apesar de ser de fácil visualização no navegador;
- O recurso foi criado com software proprietário de alto custo e utilizado por poucas pessoas (Ex.: Adobe Photoshop);
- A não disponibilização dos arquivos editáveis de cada recurso e os formatos fechados dificultam e, em algumas situações, impossibilitam a edição.
Segundo Amiel (2014) recursos com abertura técnica são criados com software e em formatos que possibilitem a edição para o maior número possível de pessoas. Então, quais as restrições e as permissões dos diferentes tipos de formatos?
Para saber mais:
Vídeo 14 – Formatos
Tel Amiel fala sobre tipos de formatos para REA.
Vamos dialogar sobre o que aprendemos até o momento? A Figura 33 apresenta uma síntese com a definição e as características de REA, propondo uma interlocução com os conceitos de abertura legal e técnica.