7 FTP e REA
No contorno das práticas, FTP implica o desenvolvimento e o aprimoramento das concepções e condições operacionais para implementar ações, como pesquisa de materiais, planejamento, organização de metodologias e estratégias didáticas, avaliação e peculiaridades relacionadas à interação entre os participantes em qualquer processo educacional. Desenvolver FTP em REA significa saber buscar, reusar, adaptar, remixar, produzir REA original e redistribuir (Figura 7).
Figura 7: Capacidades Intelectuais, Conceitos Fundamentais e Habilidades Contemporâneas com REA
Adaptado de Mazzardo (2018)
Todo processo produtivo em educação requer FTP, tendo em vista a amplitude dos saberes técnicos, práticos e emancipatórios envolvidos. Desse modo, fomentar FTP é necessário para ampliar a produção, a modificação e o compartilhamento de REA, consolidar melhorias na qualidade da educação, equidade e potencializar aprendizagem ao longo da vida.
FTP implica potência autônomo-colaborativa e interativo-construtiva para encontrar, propor, criar e partilhar soluções em conformidade com demandas e condições particulares de cada grupo, contexto e temporalidade histórica. Trata-se, portanto, de investigar, sistematizar e produzir educação, ciência, tecnologia e cultura com o propósito de alcançar equilíbrios inédito-viáveis que gerem segurança pessoal e coletiva, saúde mental e física, bem estar social, harmonia ecológica e amparo para todas as formas de vida no planeta. Esse é o horizonte do GEPETER ao explorar e explicitar o acoplamento entre FTP e REA no âmbito do ODS4.