Capa
Créditos
Ficha Catalográfica
Introdução
Lista de Abreviaturas
Lista de Figuras
Lista de Quadros e Vídeos
I. Capítulo I - Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP)
1. Objetivos
2. Para Refletir
3. Desafio Inicial: escolhas pedagógicas e tecnológicas
4. Introdução FTP
5. Fluência: resgate histórico
6. Fluência Tecnológico-Pedagógica
7. FTP e REA
8. Síntese
9. Desafio Mais Amplo: critérios pedagógicos e tecnológicos
10. Referências
II. Capítulo II - Recursos Educacionais Abertos - Conceito e Histórico
11. Objetivos
12. Para Refletir
13. Desafio inicial: pesquisar em repositórios
14. O que são Recursos Educacionais Abertos?
15. Pequeno Histórico dos REA
16. Histórico dos REA no Brasil
17. O que caracteriza os REA?
18. Como Identificar um REA?
19. Princípios Teórico-Metodológicos
20. Infográfico sobre REA
21. Onde Encontrar REA?
22. Benefícios dos REA
23. REA e a Prática Docente
24. REA e os Estudantes
25. Material Complementar - Políticas Públicas e Institucionais sobre REA
26. Síntese
27. Desafio Mais Amplo: pesquisar e distinguir REA
28. Referências
III. Capítulo III - Direitos Autorais e Licenças Abertas
29. Objetivos
30. Para Refletir
31. Desafio Inicial: identificar tipos de licença
32. Direitos Autorais
33. Lei Brasileira Sobre Direitos Autorais 9.610/98
34. Direitos Patrimoniais do Autor e de sua Duração
35. Limitações aos Direitos Autorais
36. Licenças Abertas
37. Licenças Creative Commons
38. Vídeos Sobre as Licenças Creative Commons
39. Creative Commons - Níveis de Abertura
40. Como identificar as Licenças Creative Commons?
41. Síntese
42. Desafio Mais Amplo: escolher uma licença Creative Commons
43. Referências
IV. Capítulo IV - Adaptação e Remix de REA
44. Objetivos
45. Para Refletir
46. Desafio Inicial: Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para modificar REA
47. Políticas Institucionais sobre Produção de REA
48. Abertura Legal e Técnica dos REA
49. Adaptação e Remix de REA
50. Orientações para Adaptar REA
51. Detalhamento das Orientações para Adaptar REA
52. Remix e Orientações para Remixar REA
53. Exemplos de REA Adaptados e Remixados
54. Síntese
55. Desafio Mais Amplo: adaptar ou remixar REA
56. Referências
V. Capítulo V - Produção e Compartilhamento de REA
57. Objetivos
58. Para Refletir
59. Desafio Inicial: Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) para criar REA
60. Professores Autores de REA Original
61. Big OER e Little OER
62. Orientações para Produzir REA
63. Detalhamento das Orientações para Produzir REA
64. Onde Disponibilizar os REA Produzidos?
65. Adaptação/Remix X Produção de REA Original
66. Exemplos de REA Originais
67. Síntese
68. Desafio Mais Amplo: criar e partilhar REA
69. Referências
Conclusão
Apêndice 1 - Linha do Tempo do Nascer do Sol
Apêndice 2 - Sugestões de Temas de Estudo para Realizar com as Fotos
Apêndice 3 - Fotos sobre outros Temas Observados
Apêndice 4 - Infográficos sobre FTP em Língua Inglesa
Sobre os Autores
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.