49 Adaptação e Remix de REA
Um dos principais benefícios dos REA é a possibilidade de adaptar (alterar) e/ou remixar os recursos para serem utilizados em outros contextos. Adaptar os próprios materiais didáticos para turmas diferentes, por exemplo, é uma atividade do cotidiano dos professores, porém adaptar um material de outra pessoa provavelmente é mais desafiador.
Wiley (2014) descreve o Revise como o direito de adaptar (ajustar, modificar) o conteúdo e o Remix como o direito de combinar o conteúdo original ou adaptado com outro conteúdo aberto para criar um novo recurso. Adaptar e remixar REA são formas inovadoras de produzir material didático pois, como afirmam Mota e Scott (2014, p. 51), a inovação “carrega junto a potencialidade de expandir entendimentos e explorações sobre novas funções e usos possíveis de um objeto.”
A adaptação (revise) consiste em realizar alterações tais como:
- atualizar informações;
- agregar ou suprimir conteúdos;
- agregar atividades e questionamentos;
- traduzir;
- utilizar outras mídias para representar os conteúdos;
- tornar o recurso acessível;
- mudar a sequência dos conteúdos e/ou atividades;
- editar ou alterar imagens;
- agregar recursos gráficos diversificados;
- agregar texto, áudio e/ou vídeo;
- adequar para outros contextos e necessidades pedagógicas.
No Caderno REA (EDUCAÇÃO ABERTA, 2013) constam exemplos de adaptação:
Para saber mais:
Leitura complementar – Caderno REA
O texto completo “Como Adaptar um REA?” você encontra em: http://educacaoaberta.org/cadernorea/adaptar.
A disponibilização de REA com abertura legal e abertura técnica possibilita a adaptação e o remix. Desta forma, a redistribuição (redistribute) dos REA adaptados e/ou remixados é fundamental para aumentar a quantidade de REA e o acesso ao conhecimento.
Para saber mais:
Vídeo 15 – Open Education Matters: why is it important to share content?
Trata sobre a importância do compartilhamento de conteúdos e recursos. O vídeo possui legenda em Língua Portuguesa.
Para refletir:
O compartilhamento oportuniza para você, professor, o conhecimento do trabalho de professores de outras regiões e/ou países, e da mesma forma, o seu trabalho pode ser útil em outros contextos, beneficiando um número maior de pessoas.